Pensando no âmbito escolar e no que diz respeito ao processo ensino/aprendizagem, professores e alunos tem que interagir em sala de aula para que a aprendizagem aconteça. Percebe-se que o ser humano deve ter por meio da educação a capacidade de ser inovador, criador, inventor, descobridor e pesquisador. Quando se tem incertezas e faz questionamentos é possível vencer desafios no que diz respeito às dúvidas que é o principio do conhecimento, pois, quando se é questionador em sala de aula ou em qualquer lugar e se for possível formular questões de significação para quem as formula pode-se equacionar e resolver problemas.
Acredito que selecionaram esses autores para abrir o módulo por se tratar de autores que versam sobre questões educacionais, que falam da melhoria do processo de aprendizagem em sala de aula, que tem o intuito de ajudar na prática em sala, orientando professores a serem estimuladores, mediadores, formuladores de questões essenciais a estimular o uso da inteligência e para haver a interação professor / aluno.
Fazer perguntas em sala de aula é de suma importância, pois se questionarmos a cada início de conteúdos novos saberemos o que os alunos já sabem, o que não sabem e consequentemente poderemos melhorar nossas aulas, saberemos o que fazer e como fazer para que os alunos passem a perguntar, questionar, criar, inovar,descobrir. Esses alunos desenvolverão a capacidade de compreender, interpretar, socializar e se comunicar nas mais variadas situações, sejam elas orais ou escritas.
O professor é o mediador para instigar e incentivar esse desenvolvimento e crescimento intelectual do aluno, mas a aprendizagem só acontece se houver interesse por parte dos educandos e educadores.